quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Prometer

“  Significado de Prometer
v.t.
Afirmar, verbalmente ou por escrito (que se há de fazer, dar ou dizer alguma coisa): prometer uma recompensa.
[Figurado] Prenunciar, pressagiar, fazer esperar: o tempo promete chuva.
Obrigar-se a, asseverar: prometo aparecer.
v.i.
Dar esperanças de; oferecer probabilidades de (bom futuro): esta criança promete Muito.

Prometer é uma responsabilidade imensa. Aqueles que recebem uma promessa enchem-se de esperança, que também é uma coisa perigosa.
Uma promessa pode ser feita com um olhar, um sorriso ou uma palavra. A que costuma doer mais é a promessa que vem de uma palavra pois, ninguém espera essa promessa, ninguém sabe lidar com ela. A esperança enche o peito do outro com uma força arrebatadora, deixa o outro sem ar, sem chão e a única coisa que há para segurar é a promessa. No momento em que ela é articulada em palavras, a pessoa deixa de perceber a verdadeira intenção do outro, deixa de perceber os olhos brincalhões, o sorriso cético e os trejeitos debochados, desconecta-se de tudo aquilo que soa como um alarme aos olhos de um espectador atento.
As promessas podem parecer bobagens para aqueles que as faz, mas, nunca será bobagem para aqueles que a ouvem. Isso deixa a o ouvinte em um estado de torpor, leveza, alegria e ansiedade.
Uma promessa feita como que sem querer, ou com carinho, têm sim o poder de deixar alguém feliz, por dias, anos, até que esse alguém entenda que essas promessas não são nada mais que uma frase qualquer, dita na empolgação de uma boa conversa, ou na tentativa desesperada de mudar de assunto. Todos nós já fizemos promessas para alguém que conhecemos numa loja, ou para um amor perdido.
Promessas são feitas a cada minuto e aqueles que as fazem não tem a mínima ideia do que ela despertou no ouvinte, da enxurrada de emoções que passou por ele enquanto tentava imaginar um jeito de responder à altura, tentando mostrar indiferença. Mas a indiferença é um assunto para um outro texto.
Deixe de prometer qualquer coisa. A vida fica mais leve, o sorriso mais aberto e o coração mais alegre. Se tiver vontade, faça. Você não precisa de promessas para conseguir algo, precisa apenas desse seu sorriso que reluz. Prometer algo sem a intenção de cumprir, é o mesmo que arrancar e despedaçar o coração do outro. Seja feliz com aquilo que você tem e é, não finja sentimentos, não faz bem a você e nem aos que lhe querem bem.
Não acenda uma chama que você não pode controlar. Como dito anteriormente, a esperança é um sentimento muito perigoso.”

- Grandini, Vitória Cristina


Mais conteúdo da autora em

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem algo a dizer? Pois diga: